Pesquisa
Prof. Dr. Julio Candido de Meirelles Junior
A construção do conhecimento na graduação está apoiada em um tripé conhecido como ensino, pesquisa e extensão.
A pesquisa é um sistema de complementação educacional que permite a oportunidade de aprofundamento teórico e prático na formação do graduando sobre a orientação de um professor.
Seu objetivo é a formação não somente de estudiosos para o meio acadêmico, cientistas, ou professores, mas vem proporcionar estudos que poderão ser direcionados para o desenvolvimento local, regional e nacionale desenvolve habilidades extremamente importantes e requeridas pelo mercado profissional da área contábil. Os diversos cursos universitários no país permitem um rol de pesquisas em diversos polos nacionais que ampliam o conhecimento, aprimoram o existente e possibilitam o engajamento de docentes e alunos no crescimento nacional, a partir das realidades de suas esferas de atuação.
De forma prática pode se afirmar que a pesquisa é um conjunto de ações que visam a descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área. Existem diversos conceitos e explicações sobre o tema, mas de uma forma bem delineada, a pesquisa é um procedimento formal, trabalhado a partir de um método reflexivo, com tratamento científico. Este caminho com a metodologia apropriada, métodos, modelos e teorias, permitem que o pesquisador possa conhecer realidades pré-determinadas.
As metodologias envolvidas na pesquisa devem ser conhecidas de forma completa para que o pesquisador direcione os seus estudos, principalmente no que tange à classificação. Nesse contexto, uma pesquisa pode ser considerada, quanto à sua natureza básica e aplicada.
Quanto à forma de abordagem, pode ser: quantitativa ou qualitativa.
Quanto às fontes, a pesquisa pode ser: primária e secundária.
Em relação aos objetivos, o estudo pode ser definido como: Exploratório, Descritivo e ou Explicativo.
Quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa pode ser: bibliográfica, documental, experimental,levantamento (survey), estudo de caso, expost-facto, ação, participante ouestudo de campo.
Quanto aos instrumentos, pode utilizar a observação, o formulário, questionário ou a entrevista.
O Departamento de Contabilidade, em seus grupos de pesquisa, reune estudiosos e alunos para buscar o entendimento teórico das questões pertinentes a Ciência Contábil e a sua aplicabilidade no cotidiano empresarial no estado da arte.Incentiva a participação de alunos dos cursos de Graduação em projetos de pesquisa deIniciação Científica, incentivando o desenvolvimento do pensamento e da práticacientífica, sob a tutela de pesquisadores qualificados, desta forma contribuindo paraformação de pesquisadores distintos.
“Pesquisa significa diálogo crítico e criativo com a realidade, culminando naelaboração própria e na capacidade de elaboração. A pesquisa é uma atitude doaprender a aprender, e, como tal, faz parte do processo educativo e emancipatório”.(Pedro Demo.)
A pesquisa no curso de Ciências Contábeis tem como objetivo estimular oespírito de pesquisa, do conhecimento e a reflexão dos discentes sobre as ciênciascontábeis, suas tendências, bem como seu papel nas entidades e na sociedade, além deampliar o interesse dos acadêmicos para diversas áreas especificas do conhecimentocontábil, através das linhas de pesquisas selecionadas.
A prática da pesquisa vem contribuir para qualificar alunos para os Programasde Pós-Graduação, o aprimoramento da interação social e a promoção e a disseminaçãoe divulgação dos resultados da pesquisa desenvolvida.
Os alunos interessados em saber mais sobre a Iniciação Científica devemprocurar os professores para conhecer melhor as possibilidades de desenvolvimento depesquisas nas diversas linhas disponibilizadas.
Os Professores pesquisadores do curso participam também de grupos depesquisas. Um desses grupos é o ARCONTE, na área de análise de risco e controladoriaestratégica e o GECONTEC, Grupo de Estudos em Contabilidade e Educação Contábil.
Visite os links abaixo para conhecer os pesquisadores e as pesquisas que sãodesenvolvidas, e entre em contato com o líder do grupo ouum professorde uma linha depesquisa de seu interesse.
Grupos de Pesquisa
- ARCONTE: Análise de Risco e Controladoria Estratégica – link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4518072240726288
- GECONTEC: Grupo de Estudos em Contabilidade e Educação Contábil – “em criação”.
Linhas de Pesquisa
1 – Controladoria e Contabilidade Gerencial:
Objetivo:Pesquisar novos modelos de contabilidade gerencial utilizados pelas empresas ou estudos publicados em períódicos e congressos nacionais e internacionais da área.
Justificativa:Justifica-se a existência de uma linha de pesquisa por conta da importância desta área da ciência contábil no atendimento aos usuários internos.
2 – Contabilidade Societária e Internacional:
Objetivo:Analisar a aplicabilidade das Normas Brasileiras e Internacionais de Contabilidade (CPC / IASB) pelas empresas listadas na BM&FBovespa.
Justificativa:Justifica-se a existência de uma linha de pesquisa em razão da importância desta área no atendimento aos acionistas e usuários externos.
3 – Educação e Pesquisa Contábil:
Objetivo: Analisar recursos, ferramentas didáticas, metodologias de ensino, disciplinas, matrizes e projetos pedagógicos de cursos que visam o aprimoramento e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
Justificativa: Justifica-se pela importância dessa linha de pesquisa no sentido de aprimoramento da qualidade profissional dos egressos dos cursos da área de ensino contábil.
4 – Contabilidade, Governança e Controladoria Pública:
Objetivo: Pesquisar o impacto das normas internacionais de contabilidade pública (IPSAS). Avaliar o cumprimento das normas contábeis públicas pelos entes governamentais.
Justificativa: Justifica-se a importância dessa linha de pesquisa em razão de permitir à Administração Pública as informações e controles necessários à melhor condução dos negócios públicos.
5 – Contabilidade Social e Ambiental:
Objetivo: Avaliar os relatórios contábeis ambiental e de sustentabilidade e a influência da contabilidade para o desenvolvimento da sociedade.
Justificativa: Justifica-se devido a crescente demanda pelo desenvolvimento sustentável e a preocupação com a qualidade ambiental.
6 – Auditoria e Perícia Contábil:
Objetivo: Analisar as normas e os procedimentos adotados nos Processos de Auditoria e Perícia Contábil, assim como a função dos profissionais que atuam nesses processos.
Justificativa: Justifica-se pela importância dessa área na verificação dos procedimentos internos e das informações apresentadas nas demonstrações contábeis.
7 – Sistemas de informações contábeis:
Objetivos: Pesquisar os Sistemas de Informações nas diversas áreas da Contabilidade, analisando sua aplicabilidade e benefícios no processo de controle e tomada de decisão.
Justificativa: Justifica-se devido a sua importância no cumprimento do objetivo primordial da Ciência Contábil em gerar informações para os usuários.
8 – Contabilidade Tributária:
Objetivos: Analisar a gestão tributária e as práticas contábeis da área fiscal, assim como as atualizações das normas e seus impactos sobre as entidades.
Justificativa: Justifica-se devido à importância da gestão tributária e correta contabilidade fiscal para a manutenção do capital financeiro e operacional das entidades.
Sobre o LECON
Oriunda do latim ‘extendere’, a palavra ‘extensão’ quer dizer aumentar as possibilidades, aumentar as dimensões de qualquer sentido, alargar a vista, acrescer conhecimento, aliar à teoria a necessária prática.
Mais informações
I- CONSTITUIÇÃO FEDERAL DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Seção que pactua a educação como direito de todos. CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
II – Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências.
Art. 7º São consideradas atividades de extensão as intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas às instituições de ensino superior e que estejam vinculadas à formação do estudante, nos termos desta Resolução, e conforme normas institucionais próprias.
Contact us
Call Us
Email Us
Hello@divihealth.com
Our Location
5678 Extra Rd. #123
San Francisco, CA 96120