Pesquisa
Prof. Dr. Julio Candido de Meirelles Junior
A construção do conhecimento na graduação está apoiada em um tripé conhecido como ensino, pesquisa e extensão.
A pesquisa é um sistema de complementação educacional que permite a oportunidade de aprofundamento teórico e prático na formação do graduando sobre a orientação de um professor.
Seu objetivo é a formação não somente de estudiosos para o meio acadêmico, cientistas, ou professores, mas vem proporcionar estudos que poderão ser direcionados para o desenvolvimento local, regional e nacionale desenvolve habilidades extremamente importantes e requeridas pelo mercado profissional da área contábil. Os diversos cursos universitários no país permitem um rol de pesquisas em diversos polos nacionais que ampliam o conhecimento, aprimoram o existente e possibilitam o engajamento de docentes e alunos no crescimento nacional, a partir das realidades de suas esferas de atuação.
De forma prática pode se afirmar que a pesquisa é um conjunto de ações que visam a descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área. Existem diversos conceitos e explicações sobre o tema, mas de uma forma bem delineada, a pesquisa é um procedimento formal, trabalhado a partir de um método reflexivo, com tratamento científico. Este caminho com a metodologia apropriada, métodos, modelos e teorias, permitem que o pesquisador possa conhecer realidades pré-determinadas.
As metodologias envolvidas na pesquisa devem ser conhecidas de forma completa para que o pesquisador direcione os seus estudos, principalmente no que tange à classificação. Nesse contexto, uma pesquisa pode ser considerada, quanto à sua natureza básica e aplicada.
Quanto à forma de abordagem, pode ser: quantitativa ou qualitativa.
Quanto às fontes, a pesquisa pode ser: primária e secundária.
Em relação aos objetivos, o estudo pode ser definido como: Exploratório, Descritivo e ou Explicativo.
Quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa pode ser: bibliográfica, documental, experimental,levantamento (survey), estudo de caso, expost-facto, ação, participante ouestudo de campo.
Quanto aos instrumentos, pode utilizar a observação, o formulário, questionário ou a entrevista.
O Departamento de Contabilidade, em seus grupos de pesquisa, reune estudiosos e alunos para buscar o entendimento teórico das questões pertinentes a Ciência Contábil e a sua aplicabilidade no cotidiano empresarial no estado da arte.Incentiva a participação de alunos dos cursos de Graduação em projetos de pesquisa deIniciação Científica, incentivando o desenvolvimento do pensamento e da práticacientífica, sob a tutela de pesquisadores qualificados, desta forma contribuindo paraformação de pesquisadores distintos.
“Pesquisa significa diálogo crítico e criativo com a realidade, culminando naelaboração própria e na capacidade de elaboração. A pesquisa é uma atitude doaprender a aprender, e, como tal, faz parte do processo educativo e emancipatório”.(Pedro Demo.)
A pesquisa no curso de Ciências Contábeis tem como objetivo estimular oespírito de pesquisa, do conhecimento e a reflexão dos discentes sobre as ciênciascontábeis, suas tendências, bem como seu papel nas entidades e na sociedade, além deampliar o interesse dos acadêmicos para diversas áreas especificas do conhecimentocontábil, através das linhas de pesquisas selecionadas.
A prática da pesquisa vem contribuir para qualificar alunos para os Programasde Pós-Graduação, o aprimoramento da interação social e a promoção e a disseminaçãoe divulgação dos resultados da pesquisa desenvolvida.
Os alunos interessados em saber mais sobre a Iniciação Científica devemprocurar os professores para conhecer melhor as possibilidades de desenvolvimento depesquisas nas diversas linhas disponibilizadas.
Os Professores pesquisadores do curso participam também de grupos depesquisas. Um desses grupos é o ARCONTE, na área de análise de risco e controladoriaestratégica e o GECONTEC, Grupo de Estudos em Contabilidade e Educação Contábil.
Visite os links abaixo para conhecer os pesquisadores e as pesquisas que sãodesenvolvidas, e entre em contato com o líder do grupo ouum professorde uma linha depesquisa de seu interesse.
Grupos de Pesquisa
- ARCONTE: Análise de Risco e Controladoria Estratégica – link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4518072240726288
- GECONTEC: Grupo de Estudos em Contabilidade e Educação Contábil – “em criação”.
Linhas de Pesquisa
1 – Controladoria e Contabilidade Gerencial:
Objetivo:Pesquisar novos modelos de contabilidade gerencial utilizados pelas empresas ou estudos publicados em períódicos e congressos nacionais e internacionais da área.
Justificativa:Justifica-se a existência de uma linha de pesquisa por conta da importância desta área da ciência contábil no atendimento aos usuários internos.
2 – Contabilidade Societária e Internacional:
Objetivo:Analisar a aplicabilidade das Normas Brasileiras e Internacionais de Contabilidade (CPC / IASB) pelas empresas listadas na BM&FBovespa.
Justificativa:Justifica-se a existência de uma linha de pesquisa em razão da importância desta área no atendimento aos acionistas e usuários externos.
3 – Educação e Pesquisa Contábil:
Objetivo: Analisar recursos, ferramentas didáticas, metodologias de ensino, disciplinas, matrizes e projetos pedagógicos de cursos que visam o aprimoramento e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
Justificativa: Justifica-se pela importância dessa linha de pesquisa no sentido de aprimoramento da qualidade profissional dos egressos dos cursos da área de ensino contábil.
4 – Contabilidade, Governança e Controladoria Pública:
Objetivo: Pesquisar o impacto das normas internacionais de contabilidade pública (IPSAS). Avaliar o cumprimento das normas contábeis públicas pelos entes governamentais.
Justificativa: Justifica-se a importância dessa linha de pesquisa em razão de permitir à Administração Pública as informações e controles necessários à melhor condução dos negócios públicos.
5 – Contabilidade Social e Ambiental:
Objetivo: Avaliar os relatórios contábeis ambiental e de sustentabilidade e a influência da contabilidade para o desenvolvimento da sociedade.
Justificativa: Justifica-se devido a crescente demanda pelo desenvolvimento sustentável e a preocupação com a qualidade ambiental.
6 – Auditoria e Perícia Contábil:
Objetivo: Analisar as normas e os procedimentos adotados nos Processos de Auditoria e Perícia Contábil, assim como a função dos profissionais que atuam nesses processos.
Justificativa: Justifica-se pela importância dessa área na verificação dos procedimentos internos e das informações apresentadas nas demonstrações contábeis.
7 – Sistemas de informações contábeis:
Objetivos: Pesquisar os Sistemas de Informações nas diversas áreas da Contabilidade, analisando sua aplicabilidade e benefícios no processo de controle e tomada de decisão.
Justificativa: Justifica-se devido a sua importância no cumprimento do objetivo primordial da Ciência Contábil em gerar informações para os usuários.
8 – Contabilidade Tributária:
Objetivos: Analisar a gestão tributária e as práticas contábeis da área fiscal, assim como as atualizações das normas e seus impactos sobre as entidades.
Justificativa: Justifica-se devido à importância da gestão tributária e correta contabilidade fiscal para a manutenção do capital financeiro e operacional das entidades.
Publicações de Livros dos Professores departamento de Ciências Contábeis<br /> de Volta Redonda – VCO
Professor Diego dos Santos Reimol
1) Identidade do Professor de Contabilidade: transformações a partir da pandemia da Covid-19
Link: https://editoraappris.com.br/produto/identidade-do-professor-decontabilidade-transformacoes-a-partir-da-pandemia-da-covid19/?srsltid=AfmBOopnQ4f5XKSwSHq5esV_1x63Ec1NHMnpMGdKF8DozM6qfxd1U8z
Professor Júlio Cândido de Meirelles Júnior
Livros e E-books:
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Avaliação da Efetividade de Políticas Públicas para uma Aglomeração
Link: https://my.nea-edicoes.com/catalog/details/store/pt/book/978-3-8417-1986-7/avalia%C3%A7%C3%A3o-da-efetividade-de-pol%C3%ADticasp%C3%BAblicas-para-uma-aglomera%C3%A7%C3%A3o -
Transparência e Acessibilidade: Um Relato Sobre os Sítios Oficiais dos Municípios do Sul Fluminense
Link: https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/transparencia-e-acessibilidadeum-relato-sobre-os-sitios-oficiais-dos-municipios-do-sul-fluminense -
Finanças Públicas: Ferramentas de Gestão
Link: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/34803-financas-publicas-br-ferramentas-de-gestao -
Orçamento e Finanças Governamentais (MEC)
Link: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/642503/2/Or%C3%A7amento%20e%20Finan%C3%A7as%20Governamentais.pdf -
Auditoria e Controladoria (MEC)
Link: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/719686/2/Auditoria%20e%20Controladoria.pdf -
Diálogo e Debates sobre Administração Pública no Brasil
Link: https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/dialogo-e-debates-sobreadministracao-publica-no-brasil -
Controladoria Vista e Revista
Link: https://editorapantanal.com.br/ebooks/2020/controladoria-vista-e-revista/ebook.pdf -
Diálogos e Debates: Reflexões sobre Contabilidade e Administração
Link: https://editorapantanal.com.br/ebooks/2022/dialogos-e-debates-reflexoes-sobre-contabilidade-e-administracao/ebook.pdf -
A Controladoria Estratégica na Dinâmica Empresarial
Link: https://editorapantanal.com.br/ebooks/2023/a-controladoria-estrategica-na-dinamica-empresarial/ebook.pdf -
Controle Interno: Gestão Empresarial
Link: https://editorapantanal.com.br/ebooks.php?ebook_id=controle-interno-gestaoempresarial&ebook_ano=2024&ebook_caps=0&ebook_org=0 -
Briefing: Ferramenta de Gestão
Link: https://editorapantanal.com.br/ebooks.php?ebook_id=briefing-ferramenta-de-planejamento&ebook_ano=2025&ebook_caps=0&ebook_org=1 -
Controladoria 5.0: Inovação e Tecnologia para o Futuro das Organizações
Link: https://editorapantanal.com.br/ebooks.php?ebook_id=controladoria-50-inovacao-estrategia-e-tecnologia-para-o-futuro-das-organizacoes&ebook_ano=2025&ebook_caps=0&ebook_org=1
Mariana Pereira Bonfim
1) Manual para Pesquisas Qualitativas
Link: https://editoraappris.com.br/produto/manual-para-pesquisas-qualitativas/
Professor Carlos Eduardo Inácio Ribeiro
Livraria e Produções:
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Livraria de Publicações: https://www.gestaopublica.com.br/livraria-2/
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Blog de Interesse Contábil: https://profcarloseduardo.blog/page/4/
E-books:
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O Que Você Queria Saber Sobre Créditos Adicionais e Não Te Contaram (Download Grátis)
Link: https://www.gestaopublica.com.br/produto/ebook-o-que-voce-queria-saber-sobre-creditos-adicionais-e-nao-te-contaram-perguntas-e-respostas-download-gratis/ -
Finanças Públicas em Tempos de COVID-19 (Download Grátis)
Link: https://www.gestaopublica.com.br/produto/e-book-financas-publicas-em-tempos-de-covid-19-download-gratis/
José Cláudio Damaso – Maria Inês Vasconcellos Furtado – Lúcio Pereira de Andrade
1) Programar C
a) Link: https://www.academia.edu/143408191/Programar_C
b) Link: https://zenodo.org/records/16811982
Professor Ivan Carlin Passos
Capítulos de Livros:
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PASSOS, Ivan Carlin; GAIO, Luiz Eduardo. Seminário Temático na Área de Negócios.
In: Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Araras – SP: FHO-Uniararas, 2014. p. 127–136. -
PASSOS, Ivan Carlin; MARTINS, G. A. Métodos de Sucesso no Ensino da Contabilidade.
In: Didática para o Ensino nas Áreas de Administração e Ciências Contábeis. São Paulo – SP: Atlas, 2012. p. 20–39. -
PASSOS, Ivan Carlin; PASSOS, Cristiane Carlin; LARUCCIA, M. M. A Experiência Acadêmica e Profissional dos Alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu da FEA-USP: Uma Aplicação da Análise Multivariada.
In: E-Book de Casos do Quanti & Quali 2009. Canoas – RS: Sphinx, 2009. p. 29–44.
Capítulos de Livros — Prof. Júlio Cândido de Meirelles Júnior
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A Sociedade 5.0 e as Transformações na Educação.
In: Educação: Reflexões e Experiências, Editora Poisson, 2024. p. 181–187. -
Accountability e Qualidade da Informação Contábil das Fundações de Apoio ao Estado RJ.
In: Diálogos e Debates sobre Administração Pública no Brasil, Atena Editora, 2020. p. 15–27. -
Jogos de Empresas e Preparação Educacional.
In: Educação em Foco: Desafios e Perspectivas para o Processo de Ensino-Aprendizagem, Editora e-Publicar, 2020. p. 218–234. -
O Papel Estratégico da Contabilidade.
In: Tópicos em Administração – Volume 17, Editora Poisson, 2019. p. 21–33. -
Análise do Ensino-Aprendizagem de uma Disciplina do Curso de Administração Pública EAD ICHS-UFF: O Processo de Retrofit.
In: Educação e Tecnologias: Experiências, Desafios e Perspectivas, Atena Editora, 2019. p. 73–79. -
O Desafio da Qualidade: A Percepção dos Alunos do Curso de Administração Pública EAD do ICHS-UFF.
In: O Desafio da Qualidade, Atena Editora, 2019. p. 218–232. -
O Impacto dos Estilos de Aprendizagem no Ensino de Contabilidade no ICHS.
In: Gestão e Tecnologia na Educação, Editora Poisson, 2018. p. 130–141. -
Interatividade e Tutoria na Prática Pedagógica do Ensino a Distância.
In: Desafios e Estratégias para a Educação a Distância, Atena Editora, 2018. p. 202–211. -
Estudos Desenvolvidos sobre IFRS na Construção Civil nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.
In: Tópicos em Administração – Volume 9, Editora Poisson, 2018. p. 141–149. -
Participação Cidadã na Formulação do Orçamento Participativo no Município de Volta Redonda.
In: Caminhos e Descaminhos da Administração Pública no Brasil, Atena Editora, 2017. p. 55–71. -
Capacitação de Gestores Públicos por Meio do Ensino a Distância.
In: Instrumentos de Gestão Pública, Editora Saraiva, 2015. p. 248–270. -
Local Productive Arrangements’ Concepts Analysis Under the Social Management Optics.
In: Studies on Industrial Clusters and Local Development, Lambert Academic Publishing, 2013. p. 241–271. -
Rural Territorial Development with Social Management: The Case of Geographic Indication of Paraty’s Cachaça.
In: Studies on Industrial Clusters and Local Development, Lambert Academic Publishing, 2013. p. 482–508. -
Issues of Poverty, Inequality and Social Equity in the Contemporary World and the Social Management Contribution to the Rural Territorial Development.
In: Studies on Industrial Clusters and Local Development, Lambert Academic Publishing, 2013. p. 509–531.
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